-
Arquitetos: Fantuzzi + Rodillo Arquitectos
- Área: 470 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Pablo Blanco
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu na ampliação e remodelação de uma casa em Valparaíso. Construída originalmente no princípio do século XX, localizado no Cerro Cárcel, sendo parte da área de conservação histórica de Valparaíso, protegida pela Unesco.
Num terreno em declive da colina, está implantada a construção de três pavimentos de tijolos, adobe e madeira. A encomenda consistiu em restaurar e adaptar a estrutura existente aos novos usos que o cliente solicitou: habitação + restaurante + fábrica de conservas.
O partido busca tornar independente os três pavimentos originais da casa dando um acesso independente a cada um deles e separando os programas por níveis.
Foi proposto anexar um volume de estrutura metálica que conecta os programas através de uma escada exterior e que arremata num novo nível como parte do programa habitacional.
Este novo elemento estruturador aparece como um volume aberto nos primeiros níveis e possui caráter público,por ele se distribui os terraços de cultivo de hortaliças, adegas de tratamento de alimentos, fábrica de conserva e restaurante.
Nos níveis 3 e 4 este elemento se fecha para se vincular aos dois níveis habitacionais, onde o terceiro nível corresponde aos espaços comuns da residência + dormitórios, enquanto que o quarto nível corresponde a uma suíte + terraço.